Por que a cannabis é benéfica em diversas doenças autoimunes?
| 2 minutos de leitura.A Cannabis é reconhecida como um potente imunomodulador, indicada para todas as comorbidades autoimunes, mas qual é o mecanismo de ação para tamanha efetividade? Vamos entender abaixo.
O Sistema Endocanabinoide (SEC)é uma rede de neurotransmissores e receptores no corpo que regula várias funções fisiológicas, incluindo a resposta imunológica. Os principais receptores são CB1 e CB2. Os canabinoides presentes na planta interagem com esses receptores e podem influenciar a resposta imunológica.
Esses efeitos sugerem que a Cannabis pode ter efeitos terapêuticos em uma série de condições autoimunes. Além disso, a inflamação é uma característica comum de muitas doenças autoimunes. O CBD e o CBG têm mostrado potencial para reduzir a inflamação e podem ajudar a modular a resposta inflamatória associada a essas doenças.
Um estudo chamado “Efeitos dos canabinoides na função das células T e na resistência à infecção” (tradução), realizou uma revisão de estudos sobre os canabinoides na função imunológica, com foco nas “células T”, que são um tipo de célula do sistema imunológico fundamental para a resposta imunológica adaptativa.
Atendemos o Brasil todo por Telemedicina
O estudo revela que “os agonistas seletivos de CB2”, isto é que se ligam especificamente ao receptor CB2 do sistema endocanabinoide, ativando-o e modulando sua atividade, podem ser considerados uma nova classe de compostos imunossupressores e anti-inflamatórios que podem ter efeitos benéficos excepcionais em uma variedade de condições, principalmente nas quais é desejável diminuir as respostas imunológicas, que são as doenças autoimunes, onde o sistema imunológico ataca erroneamente os tecidos do próprio corpo. Algumas destas condições já são clinicamente reconhecidas como doenças que a Cannabis pode auxiliar muito, como a fibromialgia, psoríase, esclerose múltipla, artrite reumatoide entre outras…
Outro estudo chamado “Receptores canabinoides como alvos terapêuticos para doenças autoimunes: onde estamos?” (tradução), realizou uma revisão que discorre sobre os efeitos do tratamento canabinoide nas doenças autoimunes como as citadas anteriormente.
Esse artigo resume os mecanismos pelo qual os canabinoides interferem no sistema imunológico. Segundo o estudo os receptores CB1 e CB2 podem afetar a ativação de células que fazem parte do sistema imune, e apresentam potencial como alvos terapêuticos para doenças autoimunes, como esclerose múltipla, diabetes tipo 1 e artrite reumatoide, ao suprimir o desenvolvimento e a ativação de células autorreativas, oferecendo uma nova perspectiva para o tratamento.
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis.
Referências:
Eisenstein, T., & Meissler, J. (2015). Effects of Cannabinoids on T-cell Function and Resistance to Infection. Journal of Neuroimmune Pharmacology, 10, 204 - 216.
Effects of Cannabinoids on T-cell Function and Resistance to Infection
.
Gonçalves, E., & Dutra, R. (2019). Cannabinoid receptors as therapeutic targets for autoimmune diseases: where do we stand?. Drug discovery today. https://doi.org/10.1016/j.drudis.2019.05.023.