Transtorno Bipolar
| 1 minutos de leitura.Hoje, dia 30/03, é o Dia Mundial do Transtorno Bipolar e temos uma boa notícia aos portadores: a Cannabis pode colaborar muito com diversos sintomas deste mal! Vamos esclarecer o papel que os canabinoides desempenham como tratamento coadjuvante para a patologia.
É comum termos variações em nosso humor durante o cotidiano, às vezes por conta de um dia ruim ou por uma notícia desanimadora, contudo quando isso se torna muito frequente e mais intenso passa a ser um transtorno mental.
O transtorno bipolar trata de variações muito intensas no humor do paciente e que pode colocar em risco a sua saúde. A patologia é caracterizada como um distúrbio mental marcada por alterações entre estados de euforia e depressão.
E é nestes pontos que a Cannabis, em conjunto com compostos e práticas integrativas, pode colaborar. Vamos entender o papel da Cannabis segundo os estudos abaixo.
Atendemos o Brasil todo por Telemedicina
Segundo um estudo de 2019, intitulado “Bipolar disorder and the endocannabinoid system” disponível no PubMed o sistema endocanabinoide desempenha um papel super importante no controle do humor, principalmente por meio da ativação de seus receptores distribuídos pelo corpo.
Um segundo estudo chamado “Biomarkers and treatments for mood disorders encompassing the neurosteroid and endocannabinoid systems” publicado em 2023 no PubMed traz evidências de que o S.E.C é um potencial alvo terapêutico para o tratamento de transtornos de humor em geral.
Por fim, uma terceira pesquisa, de 2005, intitulada “Cannabinoids in bipolar affective disorder: a review and discussion of their therapeutic potential” revelou que os canabinoide CBD e THC quando administrados em conjunto são capazes de amenizar significativamente os sintomas da patologia, e sugere mais estudos.
Desse modo, percebemos que a Cannabis é de grande ajuda para os pacientes que sofrem com o transtorno bipolar, mas é importante ressaltar a importância de outros compostos e práticas da medicina integrativa para um tratamento mais completo, e mais efetivo.
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis.
Transtorno Bipolar